Abertura dos PEVs aos domingos facilita acesso da população
10/12/2017
PEV
O PEV Copacabana, na região leste, é um dos 12 locais que abrem para a população também aos domingos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

O balanço do primeiro mês de funcionamento dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos) aos domingos comprova que os munícipes de São José dos Campos aprovaram a mudança e aderiram ao novo horário.

Nos quatro domingos de novembro, foram retiradas 30 caçambas das 12 unidades instaladas nas regiões central, sul, leste e norte da cidade, somando 147,3 toneladas de entulho, madeira, poda de árvores, gesso e amianto. Para efeitos de comparação, por dia são recolhidas, em média, um total de 176,2 toneladas, quantidade suficiente para preencher 33 caçambas.

Nos quatro domingos de novembro, os PEVs receberam ainda 148 produtos, incluindo 18 sofás, 15 TVs, 11 colchões, eletroeletrônicos, lâmpadas, pneus e pilhas, entre outros.

A frequência tem aumentado a cada domingo, comprovando o sucesso da iniciativa. Já estiveram nos pontos de entrega de resíduos 489 pessoas, sendo 76 no dia 5, 126 no dia 12, 143 no dia 19 e 144 no dia 26. O balanço do último dia 3 de dezembro ainda está sendo finalizado.

Aos domingos, os PEVs ficam abertos das 8h às 12h. De segunda a sábado, o horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Horário estendido

A abertura aos domingos, iniciada em novembro, deu sequência às melhorias implementadas desde o início do ano pela atual administração. Desde o início deste ano, os PEVs foram reestruturados, a gestão foi incrementada e o serviço e o atendimento à população foram aprimorados.

Com a ampliação do horário de funcionamento, os munícipes agora podem levar os resíduos de entulhos às unidades todos os dias da semana, evitando o acúmulo dentro das residências.

As melhorias não param. Está prevista para o início de 2018 a chegada dos PEVs à região sudeste, com a implantação da 13ª unidade, que funcionará no Putim.

Nos 11 primeiros meses deste ano, já foram entregues cerca de 50 mil toneladas de entulho, madeira, poda de árvores, gesso e amianto.

A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV mais próximo de suas residências. O descarte de entulho em terrenos ou ruas pode acarretar multas de até R$ 15 mil (lei municipal 7815/09 e lei municipal 8206/10).

Melhorias

Para liberar para uso da população, a Secretaria de Manutenção da Cidade fez a limpeza das caçambas, dando a destinação correta para materiais. O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores, usuários domésticos que produzem até um metro cúbico de resíduos (equivalente a uma caçamba de um pequeno utilitário).

Os PEVs facilitam o dia a dia da população, contribuindo para que os resíduos de construções e de podas e capinas não sejam jogados na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.

A operacionalização é realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, que recebe, separa, armazena e promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Os PEVs aos domingos

5 de novembro

Material recebido: 38,8 toneladas

Caçambas preenchidas: 8