Alunos do ensino fundamental vivenciam astronomia e astronáutica
12/12/2017
São José está entre as cidades do Estado com maior número de escolas participantes na OBA Foto: PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Oito alunos do 6º ao 9º ano das escolas Therezinha do Menino Jesus Nascimento (região sul) e Emmanuel Antônio dos Santos (região leste), acompanham até o próximo dia 16 a programação da XV Jornada Espacial, com palestras e oficinas sobre astronomia e astronáutica.

O evento é oferecido como prêmio aos 50 alunos do ensino médio que obtiveram melhor resultado na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no mês de maio. A prova foi aplicada para 665.131 alunos do ensino fundamental e médio de todo o país.

São José dos Campos está entre as cidades do Estado de São Paulo com maior número de escolas participantes na OBA, sendo 54 no total – entre públicas e privadas. Deste número, 27 são da rede pública de ensino, destas 15 da rede municipal.

Dos 1.638 alunos que representaram a rede municipal, 24 foram medalhistas, sendo 2 medalhas de ouro, 8 de prata e 14 de bronze. Como forma de presentear os estudantes da rede municipal, a organização da Jornada Espacial disponibilizou oito vagas para alunos e uma para professor.

As atividades tiveram início no último domingo (10) e contempla desde visitas às instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) até palestras com profissionais renomados nacional e internacionalmente.

Entre os alunos que acompanham a Jornada Espacial está Pablo Kauã Laércio, 14 anos, da Emef Emmanuel Antônio dos Santos, que ficou surpreso com o conhecimento dos palestrantes. “Sempre gostei de ciências, mas não tinha ideia de quanta coisa ainda poderia aprender. Em cada palestra, os pesquisadores mostram a grandiosidade do nosso planeta e tudo que a tecnologia pode fazer aliada à ciência”, disse.

A professora de ciências da Emef Therezinha do Menino Jesus Nascimento, Regiane Carvalho, acompanha os estudantes no evento. “É fantástico tanto para os alunos quanto para nós, professores, vivenciarmos a rotina dos pesquisadores com as visitas e trocar conhecimento com pessoas que estão à frente do nosso tempo, pensando no futuro”, afirmou.