Hospital de Clínicas Sul terá nova gestão a partir deste sábado
14/12/2017
Haverá uma equipe da Prefeitura acompanhando a transição, para que não haja nenhuma interrupção no atendimento Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Organização Social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus assume a gestão do Hospital de Clínicas Sul neste sábado (16). Para assegurar a regularidade e a continuidade dos serviços, haverá uma equipe da Prefeitura de São José dos Campos acompanhando a transição, para que não haja nenhuma interrupção no atendimento da população que procurar a unidade neste fim de semana.

Com a nova gestão da segunda maior unidade hospitalar pública de São José dos Campos, os 320 profissionais que lá trabalhavam, sendo 70 médicos, foram remanejados para outras unidades de saúde do município, sobretudo UBSs e UPAs. Eles já assumirão os novos postos de trabalho também a partir deste fim de semana.

Na última semana, os servidores fizeram a escolha das vagas disponíveis pela intranet, mediante login e senha próprios. A medida buscou dar transparência, impessoalidade e imparcialidade ao processo de remanejamento, possibilitando que todos os servidores pudessem manifestar seu interesse.

A atribuição e classificação foram feitas pelo sistema, respeitando, em primeiro lugar, a necessidade da rede. Depois, foi considerada a data de admissão mais antiga. Para os servidores que atuam nas áreas de apoio e administração, a atribuição das vagas foi presencial, por se tratar de grupos menores.

A Organização Social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus foi a vencedora do chamamento público para administração, gerenciamento e operacionalização da unidade, que realiza em média 16 mil atendimentos por mês. O valor total do contrato, pelo prazo de 24 meses, será de R$ 60.391.293,87, sendo R$ 2.515.303,80 por mês.

Entre as exigências feitas pela Prefeitura para a nova gestora estão a manutenção e ampliação dos serviços existentes, a implantação de leitos psiquiátricos, melhorias e ampliação da estrutura física do hospital.

Seleção

A entidade contratou cerca 300 profissionais de diversas áreas, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, pessoal administrativo, entre outros. Conforme compromisso assumido com a Prefeitura, 90% dos funcionários contratados são de São José dos Campos, dando oportunidade de emprego e renda para munícipes joseenses.

O Hospital

O Clínicas Sul é um hospital de pequeno porte associado a unidade de pronto atendimento. Conta com uma unidade de pronto atendimento adulto, uma unidade de pronto atendimento infantil, uma enfermaria de clínica médica e uma enfermaria de pediatria.

OS

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), com sede em Juiz de Fora (MG), atualmente administra 10 unidades de saúde no país, é acreditada e certificada por diversas instituições de qualidade como a Organização Nacional de Acreditação e o Sistema de Gestão da Qualidade.