Prefeitura entrega mais 29 cadeiras de rodas no Centro da Juventude
04/12/2017

A Prefeitura de São José dos Campos entrega nesta terça-feira (5) mais uma remessa de cadeiras de rodas para pacientes com necessidades especiais que aguardavam pelo equipamento desde 2013, quando a distribuição parou de ser feita pelo governo do Estado.

Desta vez, serão entregues 29 equipamentos, no auditório do Centro da Juventude, a partir das 9h30. Destes, 15 são cadeiras de rodas comuns, 10 cadeiras de rodas adaptadas e 4 cadeiras de banho.

As primeiras entregas começaram na semana passada, totalizando 22 equipamentos, sendo 13 cadeiras motorizadas, 1 cadeira não motorizada e 8 cadeiras de banho. Todos os pacientes beneficiados são atendidos nas unidades de reabilitação da Secretaria de Saúde.

Ao todo, a Prefeitura comprou 193 cadeiras de rodas, que irão beneficiar 153 pacientes. O investimento da Prefeitura foi de R$ 535,4 mil, beneficiando adultos e crianças. As entregas estão acontecendo por etapas, conforme liberação dos fornecedores. A previsão é que todos os equipamentos sejam disponibilizados até o final do ano.

Impasse

A demanda reprimida de cadeiras de rodas começou a se acentuar a partir de 2013. Até 2010, a periodicidade das concessões era bimestral e não havia fila de espera. A partir de 2011, a concessão de cadeiras de rodas ficou a cargo do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, sob responsabilidade do governo do Estado.

A partir de 2016, o Lucy Montoro passou a fazer a concessão apenas para os pacientes atendidos no seu centro de reabilitação, porém já havia demanda reprimida desde 2013. Assim, os pacientes atendidos na rede municipal ficaram sem a retaguarda do poder público. A última compra feita pela Prefeitura foi em 2013, quando foram entregues 54 cadeiras. Desde então, a fila vem se acumulando.

Zerando a demanda

Neste ano, a atual Administração, ao tomar conhecimento da situação e sensibilizada com o drama dos pacientes, decidiu pela solução do problema em definitivo, disponibilizando no orçamento da Secretaria de Saúde um montante de R$ 800 mil para a compra de todos os equipamentos para zerar a demanda reprimida dos últimos quatro anos.