Prefeitura emite ordem de serviço para construção de nova escola
12/12/2017
Maquete mostra a fachada da nova Emef do Pinheirinho dos Palmares
Maquete mostra a fachada da nova escola que será construída no Pinheirinho dos Palmares

A Prefeitura de São José dos Campos assinou, nesta terça-feira (12), o contrato já com a ordem de serviço para o início das obras de construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinherinho dos Palmares, na avenida João Rodolfo Castelli, região sudeste da cidade.

Os trabalhos serão executados pela Elef Engenharia Construtora e Incorporadora. A empresa foi habilitada e classificada em primeiro lugar, na licitação feita pela Prefeitura, ao apresentar proposta de R$ 9.779.209,11 para realizar a obra -- gerando uma economia de cerca de R$ 5 milhões aos cofres públicos em relação ao valor referencial. Os investimentos são provenientes de recursos próprios da municipalidade.

Em um terreno de 16 mil m², ao lado da nova creche do bairro, a Emef abrigará um bloco educacional com 3.523 m², onde serão construídos 3 laboratórios, 15 salas de aula, 1 sala de leitura, amplo refeitório e demais dependências administrativas. O prazo previsto para a conclusão das obras é de 18 meses.

Serão atendidos estudantes de 6 a 14 anos, especialmente os cerca de 1.050 alunos da escola modular que serão transferidos para a nova unidade.

Os estudantes poderão contar também com uma quadra poliesportiva coberta para a realização de atividades esportivas e de lazer.

Nova creche

Além da nova Emef, a creche Pinheirinho já está com mais de 80% das obras concluídas. A Prefeitura vai oferecer 650 novas vagas, para crianças de 0 a 5 anos, com turmas em período parcial.

O prédio terá 2.860 m² de área construída totalizando 10 berçários com solários individuais, salas de apoio para higienização dos bebês e sanitários, 9 salas de aula para educação infantil, pátio, playground, cozinha, refeitório e estrutura administrativa.

O investimento na ordem de R$ 7 milhões foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As obras estão sendo executadas pela construtora Spalla Engenharia.