Cartinhas mostram carinho do povo aos profissionais da ala covid-19
11/09/2020

Toda segunda-feira, as energias positivas se renovam nos ambientes das alas que atendem os pacientes de covid-19 no Hospital Municipal de São José dos Campos, que é mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Por volta das 15h, voluntários levam café e mensagens aos profissionais do setor.

Eles fazem parte dos grupos SOS Palhaçada e Jaboque Kids, que desenvolvem as atividades fora da ala covid, respeitando todas as regras de segurança para evitar a contaminação. É uma iniciativa da população que visa dar estímulo às equipes que atuam na UTI e enfermaria da unidade exclusiva para internação das pessoas com a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Tanto os adultos como as crianças portam semanalmente recados em forma de cartas, frases e desenhos. São textos e imagens que demonstram o reconhecimento carinhoso das pessoas pelo trabalho dos profissionais.

“Cartinhas bem bonitinhas, as crianças desenham”, diz a enfermeira Elizangela Azevedo. Ela lembra que, antes da pandemia, o SOS Palhaçada já alegrava os pacientes do hospital aos finais de semana. Agora o grupo encontrou uma maneira diferente de voltar com as atividades, levando as mensagens de apoio e gratidão aos profissionais de saúde e de força e fé aos pacientes.

Os recadinhos ficam numa caixinha, num espaço fora da ala, e depois são colocados num painel. Uns são para a equipe de modo geral, outros são direcionados a funcionários específicos, como auxiliar de limpeza, enfermeiro, médico. “São motivacionais tanto para os pacientes como para os profissionais da ala”, diz Elizangela.

Algumas mensagens

- Escrevo esta cartinha para lhe dizer que você é muito especial e quero lhe agradecer por todo cuidado e carinho por nós pacientes

- Meus eternos agradecimentos a você, herói da saúde, que, em meio a tantas adversidades, é capaz de manter a calma e serenidade em seu ambiente de trabalho

- Aos anjos, que todos os dias dão tudo pela saúde de quem mais precisa, deixo toda minha gratidão e homenagem