Banco de Profissionais / Banco de Profissionais Qualifica São José

Dicas de preenchimento

1) A maneira como você escreve já passa uma impressão de seu perfil. Portanto:

2) Preencha todos os campos em que tenha algo a dizer.

3) Não escreva demais, a ponto de se tornar cansativo, mas não escreva de menos, pois o empregador ou contratante tem de saber que tarefas você executou em sua vida profissional e o que você aprendeu em seus estudos.

Em geral, se o nome da função que você já exerceu é muito genérico e abrange muitas possibilidades de atuação, é melhor especificar. Por exemplo:

Auxiliar Administrativo – Nesta função, atuei na recepção e no atendimento telefônico; digitei documentos e controlei a agenda do meu superior; recebi e respondi a memorandos e e-mails; fiz serviços bancários.

4) Preencha todos os dados com absoluta correção. Caso você vá para uma entrevista, ter de corrigir um dado errado do currículo causará má impressão.

5) Ao falar de si, não se elogie. Todo auto-elogio causa má impressão. Em vez de dizer “sou muito pontual e organizada”, uma candidata deve dizer: “Procuro sempre ser pontual e organizada” ou “Esforço-me sempre para ser pontual e organizada” ou “Pontualidade e organização são duas coisas que prezo muito”. Em vez de dizer “tenho grande conhecimento de programação”, um candidato pode dizer: “Tive oportunidade de dedicar muitas horas ao estudo da programação, e hoje estou acostumado a programar na linguagem tal e tal...” ou, simplesmente: “Sólidos conhecimentos de programação na linguagem tal.” Em vez de dizer “sou muito inteligente e leio muito”, o candidato pode dizer: “Tive um bom desempenho na escola” ou “Tenho como passatempo a leitura” ou “Obtive boas notas durante todo o curso” ou “Fiz pós-graduação em Gestão de RH na escola Tal, tendo sido aprovado em 1º lugar.”